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O Que Faz (e o Que Não Faz) Seus Posts Floparem no Facebook


O Que Faz (e o Que Não Faz) Seus Posts Floparem no Facebook

A palavra flopar tem sido amplamente usada atualmente, especialmente no Instagram e TikTok. Esse termo se refere quando uma postagem (geralmente vídeo) tem o alcance limitado nas plataformas de mídia social.


É aquele seu vídeo, que você pensou que ia bombar, mas que no fim das contas recebeu 30 visualizações e 1 like.


Em Junho de 2021, o Instagram revelou alguns detalhes de como funciona seu algorítimo. Naquela publicação, explicaram quais são os critérios para distribuir e organizar o conteúdo no feed, explorar e stories dos usuários.


Mas pouco, até então, se sabia a respeito do Facebook. Felizmente, agora isso vai mudar.


O Facebook Revelou Como Decide Qual Conteúdo Deve Ser "Rebaixado"


Os usuários costumam criticar o gigante da mídia social por não ser transparente o suficiente sobre as postagens que oculta no feed.


Mas agora, atualizou suas diretrizes de distribuição de conteúdo descrevendo os tipos de postagens que tem a “distribuição reduzida”.


Estas diretrizes estão divididas em 28 categorias, e você pode conferir o post completo na página oficial do Facebook.


Preguiça de ir até lá? Então fique por aqui que eu explico.


As Diretrizes Que Revelam Como o Facebook Penaliza as Postagens

As Diretrizes Que Revelam Como o Facebook Penaliza as Postagens


O primeiro ponto revelado pelo Facebook, é que ele pesquisa os usuários para ver se eles confiam nas páginas responsáveis pelas publicações. Os posts serão rebaixados no feed de notícias se seus autores forem considerados “amplamente não confiáveis”.


A plataforma também disse que prioriza postagens originais. “Quanto mais extensa a reportagem original de um artigo, mais distribuição ele receberá no Feed de notícias. Postagens originais são os materiais de origem exclusiva, análises significativas, novas entrevistas ou a criação de imagens originais ”, disse o Facebook.


No entanto, o Facebook ainda não definiu exatamente como ocorre o rebaixamento, em que medida isso afeta o alcance da postagem, ou deu exemplos específicos.


O Que Fazer e o Que Não Fazer no Facebook


A seguir, resumi as restrições compartilhadas pelo Facebook que considero as mais importantes para considerar.


Não Seja Um Site de ‘Ad Farm’


O Facebook diz que os usuários ficam “desapontados” quando clicam em um link que os leva a uma página que interrompe sua leitura com anúncios ou reprodução automática de vídeo/ áudio e frequentemente recarrega, reiniciando os anúncios.


Não Faça 'Clickbait'


Não "induza" as pessoas a clicarem em um link "criando expectativas enganosas" sobre seu conteúdo com frases como "Você não vai acreditar ...", texto em letras maiúsculas ou pontos de exclamação excessivos.


O Facebook diz que seus usuários querem ver títulos que reflitam o conteúdo com precisão, para poderem tomar “decisões informadas” sobre como passam o tempo.


Não "Force" o Engajamento

Não "Force" o Engajamento


Essas postagens pedem explicitamente aos leitores para votar, compartilhar, comentar, marcar ou curtir uma postagem.


Isso só é permitido quando há uma chamada específica para a ação, como ajudar a encontrar uma pessoa desaparecida, compartilhar uma petição ou doar para instituições de caridade.


Não Solicite Dados "Desnecessários" aos Usuários


Os sites que solicitam informações pessoais antes de permitir que os leitores vejam o conteúdo são rebaixados no feed.


Isso se aplica a solicitações de nome de usuário, login de mídia social, número de telefone, endereço de e-mail ou endereço postal, mas não se aplica quando um site está atrás de um acesso pago.


Ofereça Uma Experiência de Navegação de Alta Qualidade


O Facebook penaliza links para sites que não são particularmente amigáveis; por exemplo, eles incluem páginas para celular mal formatadas e talvez incluam texto que seja difícil de ler. Isso “decepciona” os usuários, disse o Facebook.


Não Disfarce o Domínio do Site


Links que disfarçam seu destino, ocultando o nome da página de destino ou o endereço da web, são rebaixados porque podem levar a pornografia ou outro conteúdo “problemático”. Essa restrição não inclui o uso de encurtadores de URL.


Não Tente Enganar a Função de Vídeo do Facebook Live

Não Tente Enganar a Função de Vídeo do Facebook Live


O Facebook sabe quando as páginas usam a opção Vídeo ao vivo para postar vídeos pré-gravados, imagens estáticas ou animadas.


O Facebook disse: “Esses vídeos abusam das políticas de formato de vídeo ao vivo, tornando-os enganosos para os usuários ou criando uma experiência de usuário degradada. Além disso, queremos garantir que as "transmissões ao vivo" e os "vídeos" no Facebook sejam vídeos reais ou ao vivo. Se confirmarmos que um vídeo viola nossas políticas do Facebook Live, ele é removido. ”


Não Compartilhe Alegações de Saúde Sensacionalistas


O Facebook penaliza alegações de saúde que considera sensacionalistas, enganosas, com spam ou exageradas.


Faça Relatórios Originais


O Facebook penaliza sites que não fazem seus relatórios ou análises originais, especialmente se publicam amplamente conteúdo totalmente aprimorado ou apenas ligeiramente modificado. Ele diz que quanto mais original for um artigo, mais amplamente ele será compartilhado no Feed de notícias.


Ele está procurando por materiais de origem exclusivos, análises significativas, novas entrevistas ou recursos visuais originais.


“Valorizamos fornecer às pessoas notícias informativas. No entanto, entendemos que o relatório original desempenha um papel importante em todo o mundo e leva tempo e experiência ”, disse o Facebook.


O Facebook afirma reconhecer de onde os artigos são copiados e usados.


Não Faça Spam em Grupos do Facebook


Empresas não devem postar muito em grupos do Facebook, atingindo públicos potencialmente “irrelevantes”, porque se a plataforma descobrir isso, a página será penalizada.


Não Faça Spam em Grupos do Facebook

Seja Confiável


O Facebook pesquisa seus usuários e rebaixa páginas considerados “amplamente não confiáveis”. Por outro lado, potencializa o alcance de páginas confiáveis.


Inclua Assinaturas ou Informações do Autor


O Facebook quer que os posts tenham assinaturas ou, pelo menos, que as informações da equipe editorial estejam disponíveis.


Disse que aqueles que não fornecem informações de autoria “muitas vezes carecem de credibilidade para os leitores e produzem conteúdo que as pessoas nos dizem que não querem ver no Facebook”.


“A transparência editorial também é um padrão profissional apoiado pela mídia global e especialistas em jornalismo.”


O Facebook disse que essa medida está em vigor apenas em alguns países no momento para considerar que jornalistas em locais com ambientes desfavoráveis para a liberdade de imprensa podem estar em risco se forem identificados.


Tenha Outras Fontes de Tráfego


Suponha que uma quantidade desproporcional do tráfego de um site venha do Facebook. Nesse caso, a plataforma percebe e vê isso como um “sinal de que o domínio está tendo sucesso no Feed de notícias de uma forma que não reflete a autoridade do domínio ”.


Não Compartilhe Desinformação


O Facebook marcará o conteúdo que contenha qualquer coisa que tenha sido marcada como “falsa, alterada ou parcialmente falsa” por seus parceiros verificadores de fatos, como Full Fact, Logically, Fact Check NI e Reuters no Reino Unido. Este conteúdo, onde for visto, será rotulado com um aviso.

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