top of page

Instagram Inicia Testes Para Volta do Feed Cronológico

A novidade começou a ser liberada para alguns usuários e chegará para todos no primeiro semestre de 2022; aplicativo terá três opções de exibição de feed


Foto: Reprodução/Twitter


O Instagram começou os testes para o retorno do feed cronológico ao aplicativo, disponível para Android e iPhone (iOS). A informação foi confirmada nesta quarta-feira, 5 de janeiro de 2022, por Adam Mosseri, chefe da rede social.


Segundo o executivo, os usuários do Instagram poderão escolher entre três opções de feed: baseado em classificações feitas por algoritmos, cronológico e "Favoritos" — recurso inédito que permite visualizar apenas publicações de perfis selecionados. A novidade deve chegar a todas as contas no primeiro semestre de 2022.


Em sua conta pessoal no Twitter, Mosseri publicou um vídeo no qual apresenta as três formas de exibição do feed do Instagram, que já estão disponíveis para um pequeno número de usuários: "Home", "Seguindo" e "Favoritos".


Veja o Que Aparecerá Em Cada Guia


O primeiro modo, que está em vigor atualmente, ordena fotos, vídeos e recomendações de publicações com base em um algoritmo que "entende" as preferências do usuário.


A guia “Seguindo”, por sua vez, exibirá os conteúdos na ordem que foram publicados. Ao contrário do feed algorítmico, esta guia não trará recomendações de posts; serão mostradas apenas publicações feitas pelas contas que o usuário segue.


A aba funcionará exatamente como o feed cronológico, adotado nos primórdios da rede social e cujo retorno foi muito pedido pelos usuários.


Por fim, a seção “Favoritos” trará uma compilação do que está sendo publicado em uma série de perfis selecionados pelo usuário. O dono da conta pode adicionar perfis de familiares, amigos ou de seus criadores de conteúdo favoritos à lista.


Entenda o Motivo da Mudança


No vídeo, Mosseri afirma que o feed “Home” mostrará cada vez mais conteúdos recomendados com o passar do tempo, depois que a mudança ocorrer. O objetivo do Instagram é que as pessoas utilizem essa aba para descobrir novos perfis.


O feed ordenado por algoritmos foi introduzido em 2016, e logo provocou reclamações do público, que passou a enfrentar dificuldades para localizar determinados conteúdos.


A mudança também gerou uma série de especulações sobre como a rede social agia para ordenar os posts, bem como uma corrida dos produtores para se adaptar ao novo funcionamento da plataforma.


14 visualizações0 comentário

Comments


Mais recomendações de leitura:

bottom of page