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Crie Uma Estratégia de Marketing de Conteúdo em 3 Etapas

Atualizado: 17 de jul. de 2021

Não seria ótimo iniciar seu programa de marketing de conteúdo sabendo que ele funcionará conforme o esperado? Quão satisfatório seria ter a certeza de que ele incorpora insights, ideias e foco para criar histórias que cativam o público e os transformam em clientes fiéis?



Embora não possamos oferecer uma fórmula mágica que garanta sucesso, podemos identificar a prática principal que os profissionais de marketing de conteúdo mais bem-sucedidos adotam: Eles documentam uma estratégia de marketing de conteúdo.

Embora seja uma prática apoiada ano após ano pela CMI's annual research, a maioria dos profissionais ainda não dá esse passo crítico.


Por quê? A resposta óbvia é que a criação da estratégia parece difícil. É preciso reflexão, pesquisa e tempo para traçar todos os detalhes. Você não pode simplesmente pegar emprestada uma estratégia e colocá-la em prática para os seus negócios.


Esse processo o ajudará a criar uma estratégia de marketing de conteúdo para orientar seus esforços, oferecendo vantagens significativas em todas as etapas do seu programa. Uma estratégia se resume a decisões em três áreas distintas:


  • Por quê - a finalidade do marketing e dos negócios

  • Quem - as necessidades do público

  • Como - a história única (original) da marca


1. Identifique o por quê da sua empresa


Objetivos e intenções


Defina os desafios e resultados comerciais a serem abordados e alcançados com o marketing de conteúdo. Em outras palavras, descubra por que você está criando conteúdo e como isso irá ajudar seus negócios.


Embora seu programa de marketing de conteúdo possa ajudar a enfrentar vários desafios de marketing, a disciplina funciona melhor quando focada em uma única meta de prioridade máxima. Um truque fácil para ajudar a conseguir isso é identificar pontos em seu funil em que a equipe se esforça mais para alcançar as metas.


Responda perguntas como essas para se concentrar na meta de marketing de conteúdo:


  • Que necessidade comercial estamos lutando para alcançar por meio das atuais iniciativas de marketing? Por exemplo, se o desafio for geração de leads ou demanda, o objetivo pode ser criar a autoridade da marca no mercado ou acelerar o caminho de conversão no seu site.

  • Quão grande é essa necessidade? Quanto ajudará a impulsionar nossos objetivos? Se você não tiver certeza, compare o valor comercial de cada mercado-alvo. Se você gera mais receita ou incorre em mais custos de conversão, provavelmente vale a pena focar seu conteúdo nas necessidades desse mercado.

  • Qual é o valor diferenciador? Por que é mais importante investir tempo e dinheiro em marketing de conteúdo do que outras coisas em nosso marketing?

  • Qual é o nosso resultado ideal com esse processo? De que forma esse resultado afetará os nossos negócios se tivermos sucesso?



Benefícios e riscos para nossos negócios


Embora não seja essencial para o processo de desenvolvimento da estratégia, analise suas metas de conteúdo do ponto de vista organizacional. Isso ajuda a posicionar corretamente seu programa de marketing de conteúdo para garantir os recursos e o suporte para obter sucesso a longo prazo.


Aqui estão algumas coisas a considerar:


  • Qual é o melhor modelo de negócios?

  • Como obtemos a adesão das partes interessadas?

  • E se cometermos erros ou o programa falhar?


DICA: depois de bem-sucedido, use esse processo (e algumas das mesmas respostas) para escalar seu programa para buscar metas de marketing adicionais.


2. Determine seu quem (e o que há para eles)


Personas do público


O marketing de conteúdo tem tudo a ver com ajudar os membros do seu público-alvo a atingirem seus objetivos, por isso é essencial ter um entendimento detalhado de quem você alcançará com o seu conteúdo e qual o valor que isso lhes proporcionará. Crie personas para sua estratégia.


As Personas fornecem uma imagem útil dos atributos definidores do seu público-alvo, incluindo perfis demográficos, necessidades de informações, objetivos que eles desejam alcançar e preferências de envolvimento de conteúdo. Eles também precisam explicar o contexto: como seus comportamentos e preferências mudam nos estágios do funil de marketing? Quem mais pode ter voz no processo de tomada de decisão? Como suas necessidades emocionais e experiências pessoais influenciam as escolhas de compra que fazem? Embora o desenvolvimento de uma buyer persona detalhada para cada segmento de público-alvo seja frequentemente complexo, obtenha uma vantagem inicial documentando as respostas a essas perguntas com base nas informações coletadas:


  • Quem é o público? Quais são seus traços definidores e características distintivas?

  • Que papéis seus membros desempenham? Como é o dia típico deles?

  • O que eles precisam realizar? Quais são as lacunas informativas no caminho para alcançar esses objetivos?

  • Onde eles estão no nosso funil? De que informações eles mais precisam para ajudá-los a chegar ao próximo estágio?

  • Por que eles se importam com a nossa empresa como fornecedor de produtos/ serviços e/ ou refletindo o que valorizamos?


Assim como detalhar seu porquê, pode ser útil primeiro focar em uma única persona do público. Escolha começar com o segmento com o qual o seu conteúdo pode ajudar ou o alvo de maior valor que sua empresa tem lutado historicamente para atrair.



3. Descubra o como (sua missão de marketing de conteúdo, também conhecida como história única da marca)


A etapa final do quebra-cabeça do desenvolvimento da estratégia é sem dúvida a mais importante: determine as histórias em que sua marca está posicionada de maneira única para contar, e o valor que elas fornecem ao público.


Para isso, crie sua missão de conteúdo. Ela fornece os princípios centrais da experiência de conteúdo e distingue os esforços de contar histórias de sua marca de tudo o que compete para atrair a atenção de seus clientes (incluindo o conteúdo de seus concorrentes diretos).


Identificando sua história única


A declaração de missão do seu conteúdo deve incluir detalhes sobre a visão única da sua marca sobre o valor do conteúdo, o público-alvo que ela atenderá e as prioridades e princípios que ela defenderá. Ela também pode fornecer detalhes mais específicos sobre o lado criativo, incluindo os tipos de histórias que você pretende contar (por exemplo, os tópicos em que você se concentrará), como essas histórias terão forma (por exemplo, seus principais formatos e plataformas de conteúdo), e como seus recursos de conteúdo trabalharão coletivamente para criar uma experiência abrangente da marca.


Antes de documentar esses detalhes, examine criticamente os fatores internos e externos que os moldam. Use perguntas como estas para guiá-lo:


  • Quem somos como empresa? Que princípios nos guiam? Quais valores fundamentais queremos manter em todos os nossos esforços?

  • Qual é a posição da nossa empresa, e de qual maneira única ela ajuda o nosso público a alcançar os seus objetivos?

  • O que estamos fazendo através do conteúdo que criamos para ajudar nosso público? Como nossos esforços são distintos no mercado?

  • O que queremos que nosso público realize ao interagir com nosso conteúdo?


Definir sua missão de conteúdo também ajuda na tomada de decisões táticas. Os membros da equipe terão diretrizes claras para determinar quais ideias criativas são adequadas para a história da sua marca e quais podem não servir ao seu propósito único.


Obtenha mais ajuda para criar sua base estratégica


Uma base estratégica forte une seus objetivos, seu público e a história da sua marca para trazer todas as suas iniciativas para um foco mais nítido. Isso funciona se você estiver iniciando um programa de marketing de conteúdo, adaptando-se a um novo modelo de negócios ou adicionando prioridades de marketing ou desafios aos clientes. Ao documentar esses componentes, seu programa de marketing de conteúdo estará bem posicionado para o sucesso.


Traduzido e adaptado do Content Marketing Institute. Curtiu o artigo? Se você sabe ler e entende textos em Inglês, não deixe de conferir o material lá! Nos vemos no próximo artigo.


Eliezer Hofstaetter é um experiente profissional de marketing digital, criador de conteúdo de mídia social e redator de blogs. Impulsionado pela noção de que todo conteúdo DEVE entregar alto valor, ele se orgulha de fornecer os melhores serviços de marketing digital possíveis. Como empreendedor, seus objetivos incluem ser sempre empático, organizado e movido por resultados. Além de suas funções principais, Eliezer foi reconhecido por parceiros por seu extraordinário compromisso com o sucesso de todos os esforços de marketing digital de que participa.


Se você precisar de ajuda na criação de conteúdo, pesquisa de hashtags e elaboração de calendário e estratégia de conteúdo, entre em contato conosco pelo Whatsapp 51994070005.


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