top of page

Como Usar Hashtags no Instagram Para Obter Melhores Resultados

Atualizado: 17 de jul. de 2021



Tudo o Que Você Precisa Saber Sobre Hashtags do Instagram


As hashtags podem melhorar ou acabar com a sua estratégia de marketing no Instagram. Use-as corretamente e você terá cada vez mais pessoas visualizando as suas publicações. Pessoas que estarão interessadas em seus produtos ou marca.


Mas use as hastags de forma errada e você pode se prejudicar. Os problemas que você pode ter vão desde potenciais seguidores irritados até ser penalizado pelo algoritmo do Instagram.


Para usar hashtags no Instagram de maneira eficaz, você precisa entender exatamente como elas funcionam e alinhar o uso delas à sua estratégia de marketing.


Nesse artigo irei mostrar como você pode fazer isso.


O Que São Hashtags do Instagram?


Uma hashtag é uma combinação de letras, números e/ ou emoji precedida pelo símbolo # (por exemplo, #SemFiltro). Elas são usadas para categorizar o conteúdo e torná-lo mais detectável.


Hashtags são clicáveis. Qualquer pessoa que clicar em uma hashtag do Instagram ou realizar uma pesquisa de hashtags do Instagram verá uma página mostrando todas as postagens marcadas com essa hashtag.


Por Que Usar Hashtags no Instagram?


Elas representam uma maneira excelente de expandir seu público no Instagram. Quando você usa uma hashtag, sua postagem aparece na página dela. Se você usar uma hashtag no seu story, ela poderá ser incluída nos stories relevantes da hashtag, que também aparece na página dela.


As pessoas também podem optar por seguir hashtags, o que significa que elas podem ver sua postagem com hashtag no feed delas, mesmo que ainda não o sigam.


As hashtags do Instagram podem ser uma ótima maneira de criar comunidade online, para que as pessoas sejam motivadas a se envolver com sua marca. Por exemplo, a forma como as pessoas se exercitam mudou repentinamente em 2020, por isso a Nike Los Angeles começou a usar a hashtag #playinside (traduzindo de forma literal para "brinque em casa" ou "jogue em casa") para mostrar como que as pessoas podem ficar ativas em suas casas.




Tipos de Hashtags Populares do Instagram


O Instagram divide as hashtags em nove tipos distintos:


  • Hashtags de produtos ou serviços: são palavras-chave básicas para descrever seu produto ou serviço, como #bolsa;

  • Hashtags de nicho: elas são um pouco mais específicas, mostrando onde você se encaixa no contexto do seu setor, como #blogueiradebeleza ou #blogueirafitness;

  • Hashtags de comunidade da indústria no Instagram: as comunidades existem no Instagram e essas hashtags ajudam a encontrar e unir-se a elas. Pense em #jardineirosurbanos ou #cabelereirosdobrasil;

  • Evento especial ou hashtags sazonais: podem se referir a feriados ou estações do ano reais, como #diasdeverão, ou podem ser usados para todos os feriados do Dia Nacional [Coisa], como #dianacionaldocafe ou #dianacionaldaadoção;

  • Hashtags de localização: mesmo se você marcar geograficamente sua postagem no Instagram, ainda pode ser uma boa ideia incluir uma hashtag que se refira à sua localização, como #cervejaartesanalsaopaulo ou #restaurantessalvador;

  • Hashtags diárias: todos os dias têm muitas hashtags próprias, de #segundasemcarne a #sextafeirachegou;

  • Hashtags de frases relevantes: essas hashtags combinam elementos de hashtags de produtos, de nicho e de comunidade. Basicamente, são frases que as pessoas usam no Instagram para se conectar a comunidades existentes de uma maneira um pouco mais privilegiada, como #escritoresbrasileiros ou #andarilho;

  • Hashtags de sigla: Talvez a hashtag da sigla mais conhecida seja #TBT para Throwback Thursday (usado na Quinta-Feira para publicar alguma foto ou recordação do passado).

Hashtags de marca são outra ótima opção para empresas no Instagram. Entraremos em mais detalhes sobre isso posteriormente.


Quantas Hashtags Usar no Instagram


Você pode incluir até 30 hashtags em uma postagem regular e até 10 hashtags em um story. Se você tentar incluir mais, seu comentário ou legenda não será publicado.


Dito isto, não é porque você pode usar muitas hashtags no Instagram que você deve usar. Não há um número certo de hashtags para todas as empresas ou mesmo para todas as postagens da mesma empresa.


O consenso é que cerca de 11 hashtags é um bom número para começar. Mas o número mais comum de hashtags usadas no Instagram é entre 1 e 3.


Você precisará fazer alguns testes para determinar o que funciona melhor para sua empresa em particular.


Como Ocultar Hashtags no Instagram


Depois de passar um tempo elaborando uma ótima legenda para o Instagram, pode não querer terminar sua postagem com uma coleção proeminente de hashtags. Felizmente, existem algumas maneiras fáceis de tornar suas hashtags menos visíveis.


Como Ocultar Hashtags no Instagram em um Comentário:


  1. Escreva sua legenda como de costume, mas não inclua hashtags.

  2. Depois que sua postagem for publicada, basta clicar no ícone de balão abaixo da postagem para deixar um comentário.

  3. Escreva ou cole as hashtags que você deseja incluir na caixa de comentários e toque em Publicar.

  4. No celular, suas hashtags não serão visíveis, a menos que um usuário toque em Ver todos os comentários. No entanto, no computador, seu comentário permanecerá na posição superior. Portanto, esse truque funcionará melhor se você estiver segmentando um público-alvo para dispositivos móveis.



Como Ocultar Hashtags no Instagram na Descrição:


Você também pode usar hashtags na própria legenda, sem que sejam super visíveis.


  1. Na parte inferior da legenda, toque em Retornar ou Enter. Se você não vir um botão Retornar ou Entrar, toque em 123 para abrir.

  2. Digite um sinal de pontuação (tente um ponto, marcador ou traço) e pressione Voltar novamente.

  3. Repita as etapas 2 a 4 pelo menos três vezes.

  4. O Instagram oculta as legendas após três linhas, para que suas hashtags não sejam visualizadas, a menos que seus seguidores toquem ... mais. Mesmo assim, suas hashtags serão visualmente separadas da sua legenda para que não sejam uma distração.



Como Ocultar Legendas no Stories do Instagram:


Você também pode ocultar hashtags nos Stories do Instagram. Uma opção é simplesmente minimizar a aparência de suas hashtags apertando-as e diminuindo-as para torná-las bem pequenas. Você também pode tocar no adesivo da hashtag para alterá-lo de um fundo branco para um semitransparente.


Se você deseja ocultar totalmente suas hashtags, cole um emoji, adesivo ou GIF em cima para ocultá-las.



Como Encontrar Hashtags Populares no Instagram


Ao contrário do Twitter, o Instagram não divulga uma lista de hashtags de tendências. No entanto, se você pesquisar uma hashtag no Instagram, verá quantas postagens usam essa hashtag. Você também verá uma lista de outras hashtags populares do Instagram usando palavras semelhantes, incluindo também a contagem de postagens.


Para procurar uma hashtag no desktop, digite a hashtag incluindo o símbolo # na caixa de pesquisa. No celular, digite seu termo de pesquisa na caixa de pesquisa e toque em Tags.


Se você estiver prestando atenção ao seu feed do Instagram, aprenderá a identificar rapidamente as hashtags mais populares à medida que elas surgirem. Não seja rápido demais para seguir uma tendência. Publique apenas usando uma hashtag de tendências, se isso realmente fizer sentido para os seus negócios e para o conteúdo específico da sua postagem.


Como Pesquisar Várias Hashtags no Instagram


A maneira mais fácil de pesquisar várias hashtags no Instagram é configurar fluxos de pesquisa em uma ferramenta de escuta social como a Hootsuite para rastrear as hashtags em que você está interessado, para que você possa ver todo o conteúdo relevante em uma tela sem precisar conduzir cada uma delas como uma pesquisa individual por hashtag no Instagram.


Os perfis comerciais do Instagram podem realizar até 30 pesquisas de hashtag exclusivas em qualquer período de sete dias.


Top Hashtags do Instagram


Em 1º de junho de 2020, essas são as 25 principais hashtags do Instagram:


  1. #love (1.824B posts)

  2. #instagood (1.143B posts)

  3. #fashion (807.1M posts)

  4. #photooftheday (792.4M posts)

  5. #beautiful (657.4M posts)

  6. #art (643.6M posts)

  7. #happy (576.9M posts)

  8. #photography (575.9M posts)

  9. #picoftheday (569.4M posts)

  10. #cute (564.9M posts)

  11. #follow (557.8M posts)

  12. #tbt (534.5M posts)

  13. #followme (526.4M posts)

  14. #nature (520.7M posts)

  15. #like4like (515.0M posts)

  16. #travel (494.6M posts)

  17. #instagram (475.6M posts)

  18. #repost (469.1M posts)

  19. #style (469.0M posts)

  20. #summer (452.4M posts)

  21. #instadaily (439.5M posts)

  22. #selfie (421.8M posts)

  23. #me (420.0M posts)

  24. #friends (395.8M posts)

  25. #fitness (393.8M posts)


Lembre-se de que as hashtags mais populares do Instagram não são necessariamente as mais eficazes.


Um grande número de postagens pode significar que muitas pessoas seguem essa hashtag, mas também significa que há muito conteúdo e suas postagens podem se perder. O Instagram sugere o uso de uma combinação de hashtags populares e de nicho para atingir diferentes públicos, de amplo a específico.



Pesquisa de Hashtag no Instagram: Como Encontrar as Melhores Hashtags Para o Instagram da SUA Marca


Analise a Concorrência


Você não precisa necessariamente replicar a estratégia da concorrência, mas dar uma olhada nas hashtags que elas usam pode fornecer algumas boas dicas sobre o que está funcionando para outras pessoas em seu setor.


Talvez você descubra novas hashtags para adicionar ao seu repertório. Ou você pode decidir que não deseja competir usando as mesmas hashtags. Nesse caso pode procurar hashtags alternativas para usar.


Veja Quais Hashtags seu Público já Está Usando


Afinal, se seu público já estiver usando uma determinada hashtag, outras pessoas como elas provavelmente também a usarão. Encontrar essas comunidades existentes no Instagram é uma ótima maneira de expandir seu público e alcançar as pessoas com maior probabilidade de se interessar por seu conteúdo.


Fique de olho nos seus principais seguidores e veja quais hashtags eles estão usando. A ferramenta de pesquisa do Instagram pode fornecer informações adicionais sobre quais hashtags as pessoas que você segue estão usando ou procurando. Quando você realiza uma pesquisa de hashtag no Instagram, a ferramenta de pesquisa mostra se alguém que você segue também segue essa hashtag. (Observe que isso funciona apenas no celular, não no computador.)


Use o Recurso Hashtags Relacionados do Instagram


Em qualquer página de hashtag, logo acima das guias "Início" e "Recente", você encontrará uma lista de hashtags relacionadas pelas quais você pode rolar passando o dedo para a esquerda.



Essa é uma ótima maneira de encontrar hashtags relevantes que podem ser um pouco mais de nicho do que as grandes hashtags baseadas em palavras-chave que você pesquisou originalmente. Isso significa um público-alvo mais direcionado e com menos conteúdo para competir. Essas podem ser algumas das melhores hashtags para marcas no Instagram que desejam se conectar com comunidades apaixonadas por determinado conteúdo.


Crie uma Hashtag com Marca


A melhor hashtag para sua marca pode ser aquela criada por você. Uma hashtag de marca é simplesmente uma tag que você cria para promover sua própria marca ou campanha.


Você pode avisar seu público sobre sua hashtag, incluindo-a na sua biografia do Instagram e destacando-a nas legendas e nos stories do Instagram. Você também pode considerar fazer um concurso com uma hashtag de marca para popularizar a hashtag e também coletar conteúdo gerado pelo usuário.


Siga sua hashtag de marca, no aplicativo do Instagram e usando um fluxo no seu painel de mídia social, para poder monitorar como ela está sendo usada. Procure oportunidades para compartilhar de novo conteúdo excelente ou se conectar com membros influentes do seu público.


Para seguir uma hashtag no Instagram, basta clicar nela e depois clicar no botão azul Seguir na página da hashtag.



Como Usar Hashtags no Instagram - 7 Dicas e Truques


1. Use o Insights Para ver Quais Tags Funcionam Melhor


Se você mudou para um perfil comercial do Instagram, tem acesso a informações que informam quantas impressões você recebeu das hashtags.


  1. Selecione a postagem na qual deseja obter dados e toque em Ver Insights abaixo da postagem à esquerda.

  2. Deslize para cima para ver todas as informações dessa postagem, incluindo o número de impressões das hashtags.


Esses dados ajudam a descobrir quais hashtags são mais eficazes para melhorar o alcance.


2. Inclua Hashtags nos Stories do Instagram


As páginas de hashtag têm um ícone do Instagram Story no canto superior esquerdo. Clique nele e você verá uma coleção de postagens do Stories marcadas com a hashtag de pessoas com perfis públicos.



Existem duas maneiras de adicionar hashtags às suas histórias. O primeiro método é usar o adesivo de hashtag.



Ou você pode simplesmente usar a ferramenta de texto e o símbolo # para digitar a hashtag da mesma maneira que faria em uma postagem de foto ou vídeo.


3. Evite Hashtags Proibidas e Hashtags de Spam


Quando um conteúdo inapropriado é associado a uma hashtag, o Instagram pode banir essa hashtag.


Isso não significa que você não possa usá-lo. Em vez disso, significa que se você clicar na tag, verá apenas as principais postagens. Você não verá postagens recentes e não haverá Histórias associadas à hashtag.


A única maneira de saber se uma hashtag foi banida é verificá-la antes de usar. Essa é uma boa prática a ser implementada toda vez que você adiciona uma nova hashtag ao seu repertório. O uso de hashtags proibidas pode causar uma queda no engajamento, causando o uso de hashtags legítimas menos eficaz, pois você pode ser eliminado do algoritmo.


Mesmo que elas não sejam banidas, evite hashtags que descaradamente solicitem curtidas e seguidores. Os exemplos incluem #followme, # like4like, # follow4follow, #tagsforlikes e assim por diante.


O uso desses recursos atrairá bots, spammers e outros usuários que não pretendem se envolver com você de maneira significativa. Eles também mostram aos seus seguidores que sua marca está se envolvendo em atividades de spam. E isso não é uma coisa boa.


4. Entenda Como as Páginas de Hashtag Funcionam


As páginas de hashtag são uma ótima maneira de expor seu conteúdo para um novo público, especialmente se você pode ser destaque na seção Top.


As páginas de hashtag exibem todo o conteúdo associado a uma hashtag específica. Se alguém pesquisar uma postagem e a sua for a mais recente com essa hashtag, será a primeira coisa que verá na seção Recente.


Obviamente, é muito mais fácil ficar no topo da seção Recente para uma hashtag menos popular ou de nicho.


Lembre-se de que a seção Recente é classificada com base no momento em que cada postagem foi originalmente compartilhada. Se você adicionar hashtags mais tarde, por meio de um comentário ou editando a legenda, isso não fará sua postagem voltar para o topo.



5. Não use Hashtags Irrelevantes ou Repetitivas


Pode ser tentador copiar e colar a mesma longa lista de hashtags em todas as postagens, mas não faça isso. As diretrizes da comunidade do Instagram afirmam claramente que "postar comentários ou conteúdo repetitivo" não é bom. Se você usar as mesmas hashtags para todas as postagens, seu conteúdo será penalizado pelo algoritmo.


Ao criar uma postagem, use apenas hashtags que façam sentido. Se você marcar uma postagem com #wanderlust, por exemplo, seu conteúdo deve ser algo que os globetrotters desejam comentar, curtir e compartilhar.


Não se trata de ser visto por muitas pessoas, é de ser visto pelas pessoas certas. É assim que as hashtags levam a um maior envolvimento e a mais seguidores. Escolha as palavras-chave certas para cada postagem individualmente.


6. Verifique se a Hashtag Significa o que Você Acha que Significa


Hashtags geralmente são uma sequência de palavras grudadas. Isso pode criar alguns problemas quando não está claro onde uma palavra termina e a seguinte começa.


Um dos piores exemplos disso foi o #susanalbumparty fiasco desde 2012. Era uma hashtag de comemoração de lançamento do novo álbum de Susan Boyle (Susan Album Party). Mas leia-o devagar e você pode pegar algumas palavras no meio que claramente tornam a hashtag um pouco ... problemática.


A Amazon brincou com esse tipo de erro de hashtag para promover o Top Gear. Isso foi feito de propósito:



Vou explicar:


Amazon's Hit Car Show = O Show de Carros que é Sucesso na Amazon

Amazon Shit Car Show = O Show de Carros da Amazon que é uma Merda


Às vezes, as marcas também gostam de pular para uma hashtag de tendências, sem entender completamente o contexto. Quando o contexto é desafiador, isso pode criar um desastre de relações públicas para a marca.


E, às vezes, uma marca simplesmente não verifica se uma hashtag já está em uso antes de criar uma campanha inteira. O Burger King foi "vítima" disso em 2013, quando eles usaram a hashtag #WTFF para significar "What The French Fry".


Como você já sabe o que significa WTF, provavelmente pode adivinhar por que isso foi um problema.


7. Salve Hashtags Para uso Futuro


Se você costuma usar as mesmas hashtags, pode salvá-las em uma nota para reduzir o tempo digitando-as repetidas vezes.


Espere, não acabei de dizer para você não usar as mesmas hashtags em todas as postagens? É verdade: você não deve usar demais o mesmo conjunto de hashtags. Dito isto, ainda é realmente útil ter uma lista de hashtags relevantes para os vários tipos de conteúdo que você publica. Você pode até criar listas separadas de hashtags relevantes para os diferentes tipos de postagens criadas.


Basta criar uma lista de hashtags no seu aplicativo de anotações, pronta para adicionar às suas postagens.


Em seguida, você pode escolher algumas hashtags para usar a cada vez, em vez de precisar lembrar as hashtags ou procurar novas para cada postagem. Isso também lhe dá tempo para verificar que tipo de conteúdo já está sendo publicado para essas hashtags, para que você não cometa um dos erros mencionados acima.


Lembre-se de que todas as hashtags do Instagram que você usa em uma postagem devem se encaixar no conteúdo e não devem ser muito repetitivas. Não copie e cole toda a sua lista salva em todas as postagens.


Conteúdo traduzido e adaptado do blog da HootSuite. Curtiu o artigo? Espero que sim! Se você manja de Inglês e quiser ler artigos de qualidade, não deixe de dar uma passadinha lá!


Eliezer Hofstaetter é um experiente profissional de marketing digital, criador de conteúdo de mídia social e redator de blogs. Impulsionado pela noção de que todo conteúdo DEVE entregar alto valor, ele se orgulha de fornecer os melhores serviços de marketing digital possíveis. Como empreendedor, seus objetivos incluem ser sempre empático, organizado e movido por resultados. Além de suas funções principais, Eliezer foi reconhecido por parceiros por seu extraordinário compromisso com o sucesso de todos os esforços de marketing digital de que participa.


Se você precisar de ajuda na criação de conteúdo, pesquisa de hashtags e elaboração de calendário e estratégia de conteúdo, entre em contato conosco pelo Whatsapp 51994070005.


Mais recomendações de leitura:

bottom of page