top of page

Como Escrever Uma Postagem de Blog: Guia Passo a Passo

Atualizado: 17 de jul. de 2021



Você provavelmente já sabe que escrever postagens de blog é uma excelente forma de ganhar dinheiro trabalhando em casa. Especialmente se você resolve prestar esse serviço também para outras empresas.


Mas, escrever postagens de blog é algo que requer certo nível de conhecimento.


Este guia vai ajudar você a entender melhor como funciona todo o processo.


O Que é Uma Postagem de Blog?


As postagens de blog permitem que as empresa publiquem ideias, pensamentos e histórias em seu site sobre qualquer tópico. Elas podem ajudá-lo a aumentar o tráfego, o conhecimento da marca, a credibilidade, as conversões e a receita.


Hoje, pessoas e organizações de todas as esferas da vida gerenciam blogs para compartilhar análises, instruções, críticas, informações sobre produtos, descobertas do setor e muito mais. Existem muitos formatos de blog populares, mas aqui estão seis dos mais comuns:


  • Postagem de blog no formato "Como fazer"

  • Postagem de blog no formato lista

  • A postagem "O que é"

  • A postagem de blog no formato "pilar"

  • A postagem de blog no formato de notícia

  • A postagem de blog no formato infográfico


Então, como você faz com que sua postagem de blog chame a atenção de algum público-alvo, buyer persona e clientes?


Quais São os Elementos de Uma Boa Postagem de Blog?


Antes de escrever um blog post, certifique-se de saber as respostas para perguntas como: "Por que alguém continuaria lendo esta postagem inteira no blog?" e "O que fará o público voltar para continuar lendo?"


Para começar, uma boa postagem de blog é interessante e educacional. Os blogs devem responder a perguntas e ajudar os leitores a resolver um desafio que estão enfrentando - e você deve fazer isso de uma maneira interessante.


Não é suficiente apenas responder às perguntas de alguém - você também deve fornecer etapas para que o leitor possa tomar alguma ação, ​​enquanto você envolve ele com o conteúdo. Por exemplo, sua introdução deve prender o leitor e fazê-lo querer continuar lendo sua postagem. Em seguida, use exemplos para manter seus leitores interessados ​​no que você tem a dizer.


Lembre-se de que uma boa postagem de blog é interessante de ler e fornece conteúdo educacional para o público.


Então, como você vai escrever um conteúdo envolvente e informativo?


Como Escrever Uma Postagem de Blog


Aqui estão as etapas que você precisa seguir ao escrever uma postagem de blog.


1. Compreenda o Seu Público.


Antes de começar a escrever o conteúdo, certifique-se de ter uma compreensão clara do público-alvo.


Faça perguntas como: O que eles querem saber? E, o que vai ressoar com eles?


É aqui que a criação de buyer personas é útil. Considere o que você sabe sobre as buyer personas e seus interesses enquanto cria um tópico para sua postagem de blog.


Por exemplo, se seus leitores são a geração Y procurando iniciar um negócio, você provavelmente não precisa fornecer a eles informações sobre como começar na mídia social - a maioria deles já sabe isso.


No entanto, você pode querer dar-lhes informações sobre como ajustar sua abordagem de mídia social (por exemplo - do que pode ser uma abordagem casual e pessoal para uma abordagem mais experiente em negócios e focada em rede). Esse tipo de ajuste é o que o ajuda a publicar conteúdo sobre os tópicos que o público realmente quer (e precisa).



2. Identifique o Tópico de Sua Postagem de Blog.


Antes de começar, escolha um tópico para sua postagem de blog. O tópico pode ser geral. Por exemplo, se você está escrevendo para um cliente que vende um CRM para empresas de pequeno porte, sua postagem pode ser sobre a importância de usar um único software para manter Marketing, Vendas e Serviço alinhados.


Outro exemplo, se o seu cliente é um encanador e este é seu primeiro post, talvez você escreva sobre instalações de torneiras modernas ou conte uma história de sucesso que o cliente teve ao consertar uma torneira antes que ela inundasse a casa de uma pessoa. Aqui estão quatro outros tipos de posts com os quais você pode começar:


  • Lista: 5 maneiras de consertar um vazamento de torneira

  • Curadoria: 10 marcas de torneiras e pias que você precisa conhecer

  • Apresentação SlideShare: 5 tipos de torneiras para substituir a sua antiga (com fotos)

  • Notícia: Novo estudo mostra que X% das pessoas não substituem a torneira com frequência suficiente


Se você estiver tendo problemas para ter ideias de tópicos, um processo útil para transformar uma ideia em muitas é você "repetir os tópicos antigos para criar novos tópicos exclusivos e atraentes".


Isso pode ser feito por:


  1. Alterar o escopo do tópico

  2. Ajustando seu cronograma

  3. Escolha de um novo público

  4. Adotando uma abordagem positiva/ negativa

  5. Apresentando um novo formato


3. Crie um Título Provisório.


Você pode criar alguns títulos provisórios diferentes - em outras palavras, repetições de abordagem desse tópico para ajudá-lo a enfocar sua escrita.


Por exemplo, você pode decidir restringir seu tópico a "Ferramentas para consertar torneiras com vazamento" ou "Causas comuns de torneiras com vazamento". Um título provisório é específico e guiará sua postagem para que você possa começar a escrever.


Vamos pegar uma postagem real como exemplo: "Como escolher um bom tópico para sua próxima postagem de blog." Adequado, certo? O tópico, neste caso, provavelmente era "blogging". Então, o título provisório pode ter sido algo como "O processo de seleção de um tópico de postagem no blog". E o título final acabou sendo "Como escolher um bom tópico para sua próxima postagem de blog".


Vê a evolução? Do título provisório, para o título final? Mesmo que o título provisório possa não acabar sendo o título final (mais sobre isso daqui a pouco), ele ainda fornece informações suficientes para que você possa concentrar sua postagem em algo mais específico do que um tópico genérico.


4. Escreva uma Introdução (e a Deixe Cativante).


Primeiro, chame a atenção do leitor. Se você não conseguir fazer isso nos primeiros parágrafos - ou mesmo nas primeiras frases - da introdução, ele vai parar de ler. Você pode fazer isso de várias maneiras: conte uma história ou uma piada, seja empático ou prenda o leitor com um fato ou estatística interessante.


Em seguida, descreva o propósito de sua postagem e explique como ela resolverá um problema que o leitor pode estar enfrentando. Isso dará a ele um motivo para continuar lendo e oferecerá uma conexão de como isso o ajudará a melhorar seu trabalho/ vida.



5. Organize Seu Conteúdo em um Esboço.


Às vezes, as postagens de blog podem ter uma quantidade enorme de informações - para o leitor e para o redator. O truque é organizar as informações de forma que os leitores não fiquem intimidados com o tamanho ou a quantidade de conteúdo. Essa organização pode assumir várias formas - seções, listas, dicas - o que for mais apropriado. Mas deve ser organizado!


Para concluir esta etapa, tudo o que você precisa fazer é delinear sua postagem. Desta forma, antes de começar a escrever, você saberá quais pontos deseja cobrir e a melhor ordem para fazê-lo.


O blog da HubSpot criou um template que você pode baixar e usar para criar os seus blog posts. O template está em Inglês, e requer que você faça inscrição na newsletter deles, mas mesmo assim, vale muito a pena baixar! Pra acessar a página onde fica o template, é só clicar aqui.


6. Escreva Sua Postagem de Blog!


A próxima etapa - mas não a última - é escrever o conteúdo.


Agora que você tem seu esboço/ modelo, está pronto para preencher os espaços em branco. Use seu esboço como guia e expanda todos os pontos conforme necessário. Escreva sobre o que você já sabe e, se necessário, conduza pesquisas adicionais para reunir mais informações, exemplos e dados para respaldar seus pontos, enquanto fornece a atribuição adequada ao incorporar fontes externas.


7. Revise e Edite Sua Postagem.


Você ainda não terminou, mas está perto! O processo de edição é uma parte importante do blog - não se esqueça disso.


Peça a um colega que se preocupa com a gramática para editar e revisar sua postagem. Você também pode considerar a ajuda de um verificador gramatical gratuito como LanguageTool.


Imagem em Destaque


Escolha uma imagem visualmente atraente e relevante para sua postagem. Como as redes sociais tratam o conteúdo com imagens de forma mais proeminente, os recursos visuais são mais responsáveis do que nunca pelo sucesso do conteúdo do blog.



Aparência Visual


Ninguém gosta de uma postagem de blog sem atrativos. E não são apenas as fotos que tornam uma postagem visualmente atraente - é a formatação e a organização da postagem também.


Em uma postagem de blog bem formatada e visualmente atraente, você notará que o cabeçalho e os subtítulos são usados para quebrar grandes blocos de texto - e esses cabeçalhos têm um estilo consistente.


Aqui está um exemplo de como deve ficar:


(Créditos da imagem: HubSpot)


Manter essa consistência torna seu conteúdo mais profissional e mais agradável aos olhos.


8. Insira um CTA.


No final de cada postagem de blog, insira um CTA (do Inglês "Call To Action", que significa chamada para ação) que indica o que você deseja que o leitor faça a seguir - inscreva-se no blog, baixe um e-book, inscreva-se em um webinar ou evento, leia um artigo relacionado, etc.


Seus visitantes leem a postagem do blog, eles clicam no CTA e, eventualmente, seu cliente gera um lead. Mas o CTA também é um recurso valioso para quem está lendo seu conteúdo - use seus CTAs para oferecer mais conteúdo semelhante ao assunto da postagem que acabou de ler.


9. Otimize o SEO na Página.


Depois de terminar de escrever, volte e otimize sua postagem nos mecanismos de pesquisa.


Não se preocupe com quantas palavras-chave incluir. Se houver oportunidades para incorporar palavras-chave que você está almejando e isso não afetar a experiência do leitor, faça isso. Se você puder deixar sua URL mais curta e mais adequada para palavras-chave, vá em frente. Mas não force as palavras-chave ou tente usar uma densidade arbitrária de palavras-chave - o Google vai perceber isso!


Aqui está um pequeno lembrete de SEO de blog, sobre o que você precisa revisar e otimizar:


Meta Descrição


Meta descrições são as descrições abaixo do título da página do post nas páginas de resultados de pesquisa do Google. Elas fornecem aos pesquisadores um breve resumo da postagem antes de clicar nela. Elas têm de preferência entre 150-160 caracteres e começam com um verbo, como "Aprender", "Ler" ou "Descobrir".


Embora as meta descrições não façam mais parte do algoritmo de classificação de palavras-chave do Google, elas fornecem aos usuários um resumo do que obterão ao ler a postagem e ajudam a melhorar a taxa de cliques da pesquisa.


Título e Cabeçalhos da Página


A maioria dos softwares de blog usa o título do seu post como o título da sua página, que é o elemento SEO mais importante à sua disposição. Mas se você seguiu nossa fórmula até agora, você já deve ter um título temporário que irá naturalmente incluir palavras-chave e/ ou frases nas quais seu público-alvo está interessado.


Não complique demais o seu título tentando encaixar palavras-chave às quais elas não pertencem naturalmente. Dito isso, se houver oportunidades claras de adicionar palavras-chave que você está direcionando ao título e aos cabeçalhos de sua postagem, fique à vontade para usá-las. Além disso, tente manter os títulos curtos - de preferência, com menos de 65 caracteres - para que não fiquem truncados nos resultados do mecanismo de pesquisa.



Texto Âncora


O texto âncora é a palavra ou palavras com links para outra página - no próprio site ou em outro. Selecione cuidadosamente as palavras-chave que quer vincular a outras páginas do seu site, pois os mecanismos de pesquisa levam isso em consideração ao classificar sua página para determinadas palavras-chave.


Também é importante considerar a quais páginas você vincula. Considere vincular as páginas que deseja classificar para uma palavra-chave específica. Você pode acabar fazendo com que ela seja classificada na primeira página de resultados do Google, em vez de na segunda - e isso não é pouca coisa.


10. Escolha um Título Atraente.


Por último, mas não menos importante, é hora de enfeitar esse seu título provisório. Felizmente, temos uma fórmula simples para escrever títulos cativantes que chamarão a atenção do leitor. Aqui está o que considerar:


  1. Comece com seu título temporário.

  2. Ao começar a editar seu título, lembre-se de que é importante mantê-lo preciso e claro.

  3. Em seguida, trabalhe para tornar seu título atraente - seja por meio de linguagem forte, aliteração ou outra tática literária.

  4. Se você puder, otimize o SEO inserindo algumas palavras-chave ali (no entanto, apenas se for natural!).

  5. Finalmente, veja se você consegue encurtá-lo. Ninguém gosta de um título longo - lembre-se, o Google prefere 65 caracteres ou menos antes de truncá-lo nas páginas de resultados do mecanismo de busca.


Conteúdo traduzido e adaptado do blog da HubSpot. Curtiu o artigo? Se você manja de Inglês e quiser ler artigos de qualidade, não deixe de dar uma passadinha lá!


Eliezer Hofstaetter é um experiente profissional de marketing digital, criador de conteúdo de mídia social e redator de blogs. Impulsionado pela noção de que todo conteúdo DEVE entregar alto valor, ele se orgulha de fornecer os melhores serviços de marketing digital possíveis. Como empreendedor, seus objetivos incluem ser sempre empático, organizado e movido por resultados. Além de suas funções principais, Eliezer foi reconhecido por parceiros por seu extraordinário compromisso com o sucesso de todos os esforços de marketing digital de que participa.


Se você precisar de ajuda na criação de conteúdo, pesquisa de hashtags e elaboração de calendário e estratégia de conteúdo, entre em contato conosco pelo Whatsapp 51994070005.


101 visualizações0 comentário

Posts Relacionados

Ver tudo

Comments


Mais recomendações de leitura:

bottom of page